quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Começando

Olá, meu nome é Amanda Branco, sou artista visual e inauguro este blog para compartilhar minhas experiências em Arte e Fotografia, além de mostrar alguns artistas e fotógrafos que admiro e que me influenciam de alguma forma.


Série Paraty, 2012. Fotografia feita em processo cruzado.
As manchas avermelhadas são vazamentos de luz, provavelmente na hora
 de colocar ou tirar o filme da câmera
Há algum tempo venho produzindo imagens de forma mais experimental, com técnicas artesanais e também com câmeras analógicas rudimentares. Para começar, quero mostrar um pouco do meu trabalho com toy cams, "câmeras de brinquedo".

Algumas destas câmeras são menos automatizadas e abrem mais espaço para a criação no momento do clique. Lembrando que a câmera é instrumento, a criatividade está no fotógrafo.
As imagens abaixo foram feitas com dupla exposição: expondo duas vezes o mesmo frame antes de avançar o filme, ou avançando parcialmente o filme para fazer o segundo clique.
São panoramas da paisagem de Paraty, tomadas à beira mar. As cores estão "desequilibradas" porque o filme era do tipo cromo e foi revelado como negativo (processo cruzado). Nesse caso, gerou tons mais quentes e vibrantes.
Eu particularmente gosto muito da transparência nessas imagens; ela cria leveza, pelo ato de quebrar as regras e brincar um pouco com a câmera, e também por apontar para uma impermanência das coisas.




Série Paraty, 2012. Fotografia feita em processo cruzado.
Essas três imagens feitas com dupla exposição.


2 comentários: